Grupo Açucena faz doação para reforma de biblioteca de escola em Guaramirim


Por Marketing

26/02/2024

Em um país onde 55% das turmas de educação infantil não possuem acesso a momentos de leitura de livros em sala de aula, segundo a pesquisa realizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidiga em parceria com a USP, iniciativas que incentivam a conexão dos pequenos com os livros são muito bem-vindas. Com o objetivo de transformar essa realidade, o Grupo Açucena inaugurou uma biblioteca na Escola Municipal de Educação Fundamental Quati, em Guaramirim/SC, nesta quarta-feira (21).

A inauguração garantiu alvoroço e muita interação com os estudantes. Com direito à atividade de educação financeira, contação de histórias e até cerimônia com corte da fita inaugural, o evento conquistou boas risadas e brilho no olhar das crianças e professoras.

A ideia de proporcionar um espaço de leitura para os alunos surgiu após uma visita à escola para uma ação de conscientização sobre saúde. Na oportunidade, os profissionais da empresa identificaram a necessidade de uma biblioteca, para que as crianças pudessem ter mais acesso à leitura e um espaço dedicado para atividades pedagógicas.

Uma estrutura que funcionava como depósito ganhou uma nova e importante função: dar asas à imaginação. O projeto de reforma do ambiente durou cerca de seis meses e custou R$11.290,00. Parte do valor, cerca de R$8.090,00, foi doado pela companhia, contemplando a pintura, mobiliário, tapete e almofadas. O restante foi investido pela escola. A ação irá beneficiar diretamente os 61 alunos, com idades entre 4 e 10 anos.

Para a diretora escolar, Marcia Behling Ochner, a sala de leitura era um sonho antigo do corpo docente e que hoje se tornou realidade. Até 2006, havia uma biblioteca, mas por motivos de expansão, o lugar se transformou em uma sala de trabalho. E desde então, não havia uma área para que as crianças pudessem se ambientar no universo lúdico dos livros.

“É muito satisfatório ver esse projeto realizado, nosso sentimento é de muita gratidão. A biblioteca vai ajudar a abrir os horizontes dos estudantes e da comunidade. Hoje, estamos preparando as crianças para o futuro. Acredito que o envolvimento de empresas em iniciativas como essa, que investem em cultura, educação e arte, é fundamental, afinal, elas também serão beneficiadas com esses cidadãos amanhã.”

O espaço já foi aprovado pelos alunos. A pequena Lorena Boff da Silva, de apenas 7 anos, já é ávida por leitura e adorou a nova biblioteca.

“O lugar é muito legal, aqui conseguiremos aprender, brincar com os fantoches e ler”, comentou.

Transformar a realidade das crianças é um dos objetivos que move o Grupo Açucena. Para a sócia, Daiane Denk, o trabalho está alinhado com o propósito da marca: transformar o mundo num lugar melhor para as crianças.

“Não queremos apenas produzir roupa infantil. Queremos construir um legado. Esse projeto, além de estar alinhado com nosso propósito, pode incentivar outras empresas a fazerem o mesmo. Com pouco, já podemos fazer uma grande diferença. Acredito que esse movimento pode crescer e tocar outras pessoas”, revelou.