Como ensinar as crianças a ajudarem nas tarefas da casa


Por Marketing

18/03/2024

A rotina diária não é fácil, cuidar da casa, acompanhar a vida escolar, escolher roupas de criança adequadas para cada ocasião, cozinhar , trabalhar fora e ainda dar conta de muitas outras tarefas pessoais é um desafio enorme para os pais.

 

Contar com a ajuda dos pequenos nas atividades é uma forma de deixar a rotina menos pesada e ainda ensiná-los sobre a importância de manter o ambiente organizado. Os pequenos devem aprender desde cedo a guardar seus objetos e roupas, preservando a integridade deles e valorizando o esforço dos pais para comprá-los.

 

Mesmo que aparentemente pareça que eles não vão aprender nunca, é preciso ter paciência e persistência, pois o resultado virá. As crianças têm um jeito particular de aprender e colocar em prática e levarão para a vida os ensinamentos adquiridos ao longo de seu crescimento.

 

Além disso, elas vão aprender senso de empatia, responsabilidade, cuidado e independência, afinal não ficarão pequenas por toda a vida e precisarão saber como cuidar dos seus objetos.

 

Veja quais as tarefas de casa podem ser desempenhadas pelas crianças e a idade adequada para cada uma delas.

Tarefas de casa para as crianças: veja quais são indicadas

Na primeira infância as crianças passam por experiências marcantes, uma vez que essa etapa compreende do zero aos três anos de idade. Portanto, é possível adaptar as tarefas à idade delas e assim conseguir ensinar boas lições,  inclusive o senso de cooperação.

 

Mesmo ainda bem pequenas, as crianças são capazes de juntar seus brinquedos quando não quiserem mais brincar. Ao retirar suas roupas podem colocar nos cestos e guardar os sapatos, quando estes não estiverem sujos. Podem ser ensinadas ainda a colocar pratos e copos dentro da pia quando terminarem suas refeições.

 

Ao completarem 4 anos, ou seja, na fase da segunda infância, outras atividades podem ser ensinadas, visto que eles já possuem melhor coordenação motora e já conseguem se concentrar por mais tempo. Sendo assim, podem organizar sua mochila com material escolar e acompanhar a preparação da lancheira.

 

Podem ainda auxiliar no preparo das refeições, ajudar na composição e retirada da mesa no momento das refeições. Guardar vasilhas já lavadas, retirar o pó dos móveis, organizar objetos, colocar roupas na máquina para serem lavadas e até mesmo guardar suas roupas.

Terceira Infância

Na terceira infância as crianças já estão maiores com idade entre 06 e 08 anos e podem atuar ainda mais no cumprimento das tarefas de casa. Se há presença de animais de estimação é fundamental que eles sejam cuidados também pelos pequenos. A alimentação diária e água podem ser colocados pelos pequenos sob a supervisão de um adulto.

 

Além das atividades já relacionadas, as crianças nessa fase já podem assumir compromissos mais sérios como lavar as vasilhas, retirar lixo das lixeiras da casa. Auxiliar na hora de colocar ou retirar a roupa do varal e guardar suas próprias roupas.

 

Varrer, passar pano e lavar algumas áreas mais simples da casa também podem ser tarefas que farão parte do cotidiano das crianças. Mesmo que a limpeza não fique como você deseja, o fato delas executarem o serviço ajuda no processo de aprendizagem e na obtenção de senso de responsabilidade.

 

Acima de 8 anos a atribuição de tarefas pode ser ainda maior, pois nessa fase eles já são capazes de limpar e organizar o próprio quarto. Para garantir que tudo esteja devidamente limpo, é importante que algum adulto faça a supervisão. Ao perceber falhas é necessário conversar de forma tranquila e nas primeiras vezes ajudar a limpar o que faltou.

 

Dar banho no animal de estimação, trocar roupa de cama e auxiliar diretamente na preparação das refeições já pode ser algo comum na rotina de uma criança com idade acima de 8 anos.

 

É importante registrar em uma agenda as atividades que cada criança deverá desempenhar ao longo do dia, isso ajudará a ter o senso de dever cumprido ao final do dia. Além disso, é comum que nessa idade eles se esqueçam de cumprir o dever e como resultado o serviço ficará acumulado, o que pode causar estresse no ambiente familiar.

 

Você pode fazer as primeiras agendas do dia e depois pedir para eles mesmos serem responsáveis por listar as tarefas e cumprir diariamente.

Conclusão

 

Mesmo que pareça pouco, a ajuda das crianças é preciosa e contribui para sobrar tempo até mesmo para se divertirem juntos. Além disso, é importante ver esse estímulo como parte integrante de uma educação com senso de responsabilidade e empatia.

Não se esqueça de oferecer gratificações periódicas às crianças, mas nunca diga que se elas cumprirem suas tarefas serão recompensadas. Pois, é importante que elas entendam que devem auxiliar nas atividades domésticas por fazerem parte da família.

 

Comprar roupas de crianças, sapatos ou brinquedos e presenteá-las são uma forma de gratificação que elas apreciam bastante.